Antídoto para Envenenamento de Gatos e Cães
Essa receita é uma das mais encontradas na internet, então vamos compartilhar!!!
GatoMania: Antídoto para Envenenamento de Gatos e Cães: Eu recebi este email, de fato, não sei se funciona, mas não custa nada repassar a todos os amantes de gatos e cães... até porq...
ANTÍDOTO CONTRA ENVENENAMENTO DO SEU CÃO (OU GATO)
(FUNCIONA, USEM SEM MEDO)
Mesmo que você não tenha animais, repasse para quem tenha.
Dr. Marcel Benedeti (veterinário) recomenda como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais:
"Quando houver suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol uma colher de sopa (essa opção em último caso pois pode ser fatal para o animal cuidado) que, em contato com o estomago, vira água morna salgada e faz o animal vomitar.
Em seguida, dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), é o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho.
Tenha sempre Atroveram por perto e repasse esta informação para as pessoas que conhece.
Poderá salvar vidas.
O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (inclusive em humanos), pois é absorvente.
Já existe, nas farmácias, em comprimidos.
Como tratar um gato envenenado?
Os bichanos são criaturas extremamente curiosas, xeretas e gostam muito de mexer em todas as coisas que vêem pela frente, o que às vezes, pode levar a muitos envenenamentos acidentais. Muitas vezes um gato encontra uma lata ou um frasco com alguma substância química (tóxica) e, acidentalmente ou de propósito, o derrama.
Naturalmente, o produto químico entra em seus pêlos e patas e, ao se limpar, o gato ingere a substância possivelmente tóxica. Muitos gatos que moram em áreas com outros animais peçonhentos, acabam comendo, por exemplo, sapos. Sua responsabilidade como dono de um animal é cuidar de seu gato e manter todos os produtos potencialmente tóxicos bem fechados e fora de alcance dos animais.
Alguns dos sintomas de possível envenenamento que devem ser observados incluem salivação excessiva, vômito, diarréia, dor abdominal, contração muscular, nervosismo, convulsões, coma e odor de substância química no corpo. Veja o que você pode fazer se o seu gato foi envenenado:
1º passo: se o gato está comatoso ou convulsionando, enrole-o em um cobertor e leve-o imeditamente ao veterinário com o recipiente, planta ou veneno sob suspeita;
2º passo: se o gato tiver um odor de veneno na pele, lave-o inteiramente com sabão neutro até que o odor desapareça. Os gatos continuam a lamber as áreas que contêm veneno se elas não forem limpas. Lavar a boca do animal com água limpa pode ajudar na descontaminação;
3º passo: se o gato ainda não tiver vomitado e o veneno não for um produto cáustico ou derivado de petróleo (veja a lista abaixo), induza o vômito com uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio 3% a cada dez minutos, até que o vômito ocorra. Não exceda três doses. Se o gato resistir às suas tentativas, pare e leve-o ao veterinário imediatamente. Se o vômito não ocorrer em 30 minutos, leve-o ao veterinário com o veneno sob suspeita;
4º passo: se você perceber que é um animal peçonhento como sapo, jogue água e segue os seguintes passos.
As substâncias cáusticas incluem ácido de bateria, removedor de calos, detergente para lava-louças, desentupidor, removedor de graxa, detergente e limpador de forno. Os produtos derivados de petróleo incluem solvente de tinta, cera para pisos e solução de limpeza a seco.
Você deve estar surpreso com os ítens caseiros comuns e como eles podem ser um veneno para o seu gato. Alguns venenos caseiros comuns são bebidas alcóolicas, amônia anticongelante, água sanitária, chocolate (chocolate assado é o pior), detergentes, desinfetantes, desentupidor de canos, fluido de limpeza a seco, fertilizante, polidor de móveis, gasolina, cola, medicamentos para humanos (acetaminofeno, aspirina, bolinhas de naftalina, veneno para ratos, alho, limpadores de forno, removedor de tinta, graxa de sapato, polidor de prata e limpador de banheiro.
Algumas plantas tóxicas comuns são aloe vera, açucena, abacate, azaléia, ave-do-paraíso, copo-de-leite, mamona, planta de milho, ciclâmen, narciso silvestre, hemerocale, dieffenbáquia, lírio-da-páscoa, begônia, hera, gladíolo, holly, jacinto, hortênsia, íris, kalanchoe, noz de macadâmia, maconha, visco, narciso, filodendro, rododendro, tomateiro, tulipa, teixo e iúca.
Comentários
Postar um comentário